Comunicado GERAL para brasileiros com o nome sujo no Serasa: endividado há mais de 5 anos?

 







Devido a alta do desemprego e a crise econômica que assola o país nos últimos anos, o número de pessoas endividadas cresceu drasticamente no Brasil. De acordo com o último levantamento realizado pelo Serasa, em março deste, o número de pessoas negativadas havia aumentado em 180 mil. Atualmente, existem 70,71 milhões de inadimplentes. 

O número é bastante preocupante, isso porque a inadimplência faz com que o cidadão fique bastante limitado financeiramente, sendo impedido de fechar contratos com instituições financeiras e empresas. Dessa forma, os negativados não conseguem contratar crédito, empréstimos e nem mesmo financiamentos. 

Além disso, muitas pessoas esperam 5 anos para que a dívida caduca e o seu nome seja retirado da lista de inadimplentes. Se esse é o seu caso, é preciso ter atenção, pois não quitar as dívidas pode trazer prejuízos!

Devido às dificuldades enfrentadas pelos brasileiros nos últimos anos, está cada vez mais difícil pagar as contas em dia. A ausência do pagamento das dívidas faz com que o CPF (Cadastro de Pessoa Física) entre na lista de inadimplentes do Serasa e fique restrito. Dessa forma, a empresa de dados financeiros informa que uma dívida que ultrapasse 60 meses, ou seja, 5 anos, ainda pode ser cobrada. 

Acontece que o nome do cidadão deve ser retirado da lista de inadimplentes pela empresa credora, que não terá mais o direito de cobrar os valores de forma legal e o cidadão não será mais obrigado a pagar o valor. No entanto, as instituições financeiras ainda poderão ter acesso a dívida, o que significa que ainda deve ser quitado para que o nome do cidadão seja de fato limpo e desvinculado da inadimplência. 

Novo programa de renegociação de dívidas do governo
Em fevereiro deste ano, durante um evento que ocorreu no Palácio do Planalto, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou que iria criar um programa voltado para a renegociação de dívidas. O programa em questão foi nomeado como Desenrola e o seu foco consiste em oferecer descontos para que os brasileiros inadimplentes consigam quitar as suas dívidas.

Para renegociar os valores por meio do Desenrola, é necessário receber até dois salários mínimos. Além disso, o programa também foi desenvolvido em conjunto com os bancos públicos. 

O intuito é que o programa possa renegociar a dívida de cerca de 40 milhões de pessoas. Segundo informado pelo secretário do Tesouro Nacional, haverá um fundo garantidor para o auxílio de cerca de R$ 20 bilhões. Ademais, para que os brasileiros possam ser beneficiados pelo programa, é necessário ainda que a dívida esteja atrasada há mais de 180 dias e que tenham sido contraídos até o dia 31 de dezembro do último ano. 

O Desenrola poderá beneficiar as pequenas empresas, além das pessoas físicas, ou seja, o programa não será voltado apenas para as famílias.

Dicas para aumentar score
Por fim, é importante lembrar que muitos brasileiros que estão com o popular “nome sujo” ficam com a pontuação do CPF baixa depois disso. 

Para quem não sabe, esse é o chamado score, um valor que funciona como um indicador de “bom comprador”. É ele que pode garantir ou deixar de garantir um cartão de crédito ou algum tipo de facilidade.



Por isso, confira algumas dicas para aumentar o seu score no Serasa, SPC e outras empresas de crédito:

Mantenha os dados sempre atualizados em empresas como o Serasa;
Sempre mantenha todas as suas contas em dia;
Evite solicitar novos cartões de crédito ou empréstimos;
Se possível, antecipe boletos – principalmente de cartão de crédito;
Caso ainda esteja em aberto alguma dívida que deixou você “no vermelho”, renegocie ela.

Com Informações do Site: Pronatec

propaganda