
No dia 24 de novembro, tem início o pagamento do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para os segurados que começaram a receber suas aposentadorias ou benefícios a partir de maio de 2022. Neste ano, o governo federal antecipou o pagamento do abono. Assim, as parcelas foram pagas entre abril e junho.
De acordo com o INSS, todos aqueles que não receberam o 13º na antecipação irão receber agora. Portanto, terão direito ao repasse todas as pessoas que tiveram benefício concedido após o pagamento da antecipação. “O 13º será pago junto com o pagamento do mês de novembro, em única parcela”, afirmou o órgão.
Ademais, os valores dos repasses são proporcionais, isto é, conforme a quantidade de meses que o segurado recebeu a aposentadoria, a pensão ou o auxílio do INSS.
Calendário 13º salário do INSS
Em síntese, os repasses são feitos de acordo com o número final do benefício (NB), que é formado por 10 dígitos e tem o seguinte formato: 999.999.99 9-9. Portanto, é preciso considerar o penúltimo número, que vem antes do dígito.
Beneficiários que recebem até um salário mínimo
Último número do benefício Data do pagamento
1 24 de novembro
2 25 de novembro
3 28 de novembro
4 29 de novembro
5 30 de novembro
6 1 de dezembro
7 2 de dezembro
8 5 de dezembro
9 6 de dezembro
0 7 de dezembro
Beneficiários que recebem mais que um salário mínimo
Último número do benefício Data do pagamento
1 e 6 1 de dezembro
2 e 7 2 de dezembro
3 e 8 5 de dezembro
4 e 9 6 de dezembro
5 e 0 7 de dezembro
Como consultar o pagamento do 13º salário do INSS
Por telefone
Central de atendimento pelo número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Pelo site
No site Meu INSS, o segurado deve fazer o login, logo depois clicar em “Extrato de Pagamento”, onde poderá consultar o extrato e detalhes do pagamento do benefício.
Pelo aplicativo
No smartphone é possível realizar a consulta por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, da mesma forma que pelo site.
Com Informações do Site: Expresso do Sertão