
A aposentadoria privada é um dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores do país. Esse método tem regras ligeiramente diferentes para a aposentadoria por idade, por exemplo, porque não depende apenas do tempo.
Esse direito do beneficiário inclui trabalhadores envolvidos em situações insalubres ou perigosas que possam causar danos à sua saúde ou integridade física ao longo do tempo.
É o caso daqueles que se comportam vulneráveis a fatores nocivos, por exemplo.
Para esses segurados, o recurso é emitido antecipadamente como forma de compensar os riscos e evitar o aparecimento dessas consequências.
Idade para solicitar a aposentadoria privada
O pagamento pode ser solicitado após 15, 20 ou 25 anos de atividade privada, dependendo do tipo. Aqui estão alguns exemplos de ocupações:
Aposentadoria privada com 15 anos: Britador; Carregador de Rochas; Cavouqueiro; Choqueiro; Mineiro no subsolo; Operador de britadeira de rocha subterrânea.
Aposentadoria privada de 20 anos: extrato de fósforo branco; extrato de mercúrio; Fabricante de tinta; Carregador explosivo de caminhão de chumbo derretido; Bombeiro.
Aposentadoria privada com 25 anos: Aeroviaário; serviço de pista aérea; auxiliar de enfermagem; assistente de tingimento de bombeiro. Cirurgião; Cortador gráfico; Dentista; Enfermeira; Escafandrista motorista de trem; Doutor; Mergulhador. Metalúrgico. Perfurador. Pintor de pistolas e muito mais.
Como solicitar o benefício?
A aposentadoria privada pode ser solicitada online, no https://meu.inss.gov.br ou no meu aplicativo do INSS. O interessado deve acessar o menu "Tabelas/App", a opção "Novo Aplicativo" e acompanhar a solicitação.
A comprovação da atividade privada deve ser fornecida mediante a apresentação de documentos como o Prontamento Profissional previdenciário (PPP) e o Relatório Técnico sobre Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT).