UNIFESP abre 20 mil vagas para curso gratuito de Cannabis Medicinal até 29 de agosto

 





Curso de Educação Continuada e a Distância é direcionado para pacientes com 18 anos ou mais, que passam por terapêutica com Cannabis, Familiares, Profissionais da Área da Saúde (Médicos, Farmacêuticos e Outros), Alunos de Pós-Graduação, Alunos de Graduação da Área, Profissionais da Atençao Básica de Saúde, Lideranças Comunitárias, Usuários do Serviço de Saúde.


A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) – em parceria com o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) e com o Movimento pela Regulamentação da Cannabis Medicinal (Movrecan), lança o VIII Curso de Cannabis Medicinal [Online]. As inscrições começaram dia 6 e terminam no dia 29 de agosto.


As aulas começaram em 30 de agosto e terminam em 20 de dezembro; com 34 horas de aulas teóricas e com mais 16 horas práticas na programação. As transmissões acontecem pelo canal do Youtube ou pelo Facebook.


Esse Curso de Cannabis Medicinal está na oitava edição e é o mais popular no Brasil. Uma referência para estudantes, acadêmicos, familiares de pacientes e quem trabalha ou quer trabalhar com quem busca acesso a produtos de saúde à base de Cannabis. O que começou nos salões da igreja do Padre Ticão, através de uma parceria entre a Unifesp, na presença do Cebrid e do Dr. Elisaldo Carlini, e de vários ativistas e coletivos. Desde a terceira edição o curso passou a ser online e já orientou milhares de inscritos.


Nessa edição todas as aulas acontecem as terças-feiras, às 19h30, e tem em media a duração de 2 horas cada. Uma única quarta-feira entra na programação, em 16 de novembro, após o feriado


O curso está dividido em 5 eixos de conhecimento: Contextualização: história e cultura; Biológico: fitoterapia, anatomia, botânica; Patologia: relacionado a doenças específicas; Prático: formação de associação, extração e plantio; Legal: Aspectos do direito para pacientes e associações e mecanismos políticos para a busca de direitos.


De acordo com a programação, os principais objetivos do curso são: difundir conhecimento sobre a planta Cannabis, apresentar os possíveis medicamentos e tratamentos e seus derivados, trazem reflexões sobre a liberação da Cannabis para uso terapêutico e tratam sobre regulamentação em curso, com olhar para as esferas legislativas. Serão discutidas, ainda, formas de ampliar o acesso de pacientes aos tratamentos, de forma democrática e sustentável.



Outra missão da oitava turma de extensão – atualização educacional e profissionalizante – do PROEC/UNIFESP sobre Cannabis é trazer informações científicas consistentes, em busca de reduzir preconceitos a cerca do tema, desmistificar a planta e potenciais terapêuticos e estimular o aumento no número de pesquisas clínicas e acadêmicas com Cannabis Medicinal.


O processo metodológico consiste em aulas virtuais, com duração média de 60 minutos, semanalmente às terças-feiras, dividido em cinco eixos de conhecimento. Dentro de cada eixo as palestras acontecem dentro de um tema proposto no qual o convidado/palestrante é especialista.


Autoridades no assunto, especialistas renomados e jovens promissores no cenário da Cannabis Medicinal nacional e internacional oferecem conhecimentos básicos/intermediários sobre a planta e abordagens de tratamentos, possibilidades uso clínico e alguns estudos sobre patologias tratadas com a planta. Serão abordados, também, os principais produtos derivados, cultura e história da Cannabis, legislação brasileira, o direito dos pacientes e plantio e métodos de extração dos derivados da Cannabis.


A responsável técnico científico e coordenadora do VII Curso de Cannabis Medicinal é a Professora Doutora Eliana Rodrigues, Solange Nappo, auxiliadas externamente pela comunicadora Gabrielle Dainezi do Movimento pela Regulamentação da Cannabis Medicinal (Movrecan), em parceria com a UNIFESP e o CEBRID.


Além de ampliar o debate político e social – para que o poder público regulamente o tratamento – a iniciativa educativa sobre Cannabis espera despertar a atenção de profissionais da saúde e estudantes com interesse pelas terapias com a planta, inclusive.


Vale informar que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIFESP oferece uma série de cursos pagos e alguns gratuitos, de acesso livre ao público externo e com certificações ao final de cada ciclo. A Atualização Profissional, por exemplo, é destinada aos interessados em rever seus conhecimentos ou aprimorar as habilidades relacionadas à formação profissional, permitindo interagir com outros profissionais da própria área de conhecimento.


Para mais detalhes sobre o Plano de Ensino, critérios de avaliação, certificação do VII Curso de Cannabis Medicinal, acesse clicando aqui. Em caso de dúvidas, entre em contato com Gabrielle Dainezi/Aline Rocco. Telefone: (11) 9132-32384 ou pelos e-mails: curso.cannabismedicinal@unifesp.br e curso@movrecam.org




Com Informações do Site: greensciencetimes

propaganda