
Os moradores de Mogi das Cruzes que querem iniciar uma carreira na área da tecnologia podem participar do programa de formação e colocação profissional Mogi Tech Academy, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa oferece mais de 192 cursos gratuitos e sem limite de vagas em desenvolvimento de sistemas, programação e inovação.
Os participantes também serão encaminhados para oportunidades de trabalho no setor (veja abaixo como participar). Segundo a pasta, o objetivo da iniciativa é minimizar o déficit de profissionais capacitados, como explica o diretor de Competitividade e Inovação Fábio Castilho.
"Esse programa vai ter um grupo de WhatsApp com interações, vagas de emprego, cadastro, envio de oportunidades. A gente vai duplar com o Mogi Conecta Empregos, fazer pontes com empresas que querem contratar e oferecer algumas coisas específicas para quem for de Mogi das Cruzes e estiver inscrito na plataforma".
As capacitações são totalmente on-line, oferecidas por meio da plataforma DIO, e lecionadas por especialistas. Os alunos podem assistir às aulas quando quiserem e, ao concluir a carga horária, receberão certificados.
Entre as opções estão cursos de desenvolvimento web, mobile, banco de dados e experiência do usuário, que abordam as linguagens de programação mais requisitadas pelo mercado, como Node.js, HTML5, Python e php.
Também há aula de “Bootcamps”, que proporciona o aprendizado de forma imersiva com aulas e projetos práticos, e de “Live Coding”, em que os participantes são inseridos em uma sessão ao vivo e personalizada com profissionais do mercado para tirar dúvidas, praticar e construir seu portfólio.
Como se inscrever
O candidato deve acessar a página do Mogitech, no site do Polo Digital, e preencher um formulário de inscrição com nome, dados de contato e endereço;
Após preencher e enviar, o aluno será direcionado para uma segunda página. Nela terá acesso ao grupo de WhatsApp do Mogi Tech e à plataforma DIO, por meio do botão ‘inscreva-se’, onde as aulas são oferecidas;
Dentro da DIO, é necessário criar uma conta e selecionar as áreas de interesse a serem estudadas. Ao finalizar o cadastro, o aluno terá acesso aos cursos gratuitos.
Mercado promissor
O déficit de profissionais de tecnologia da informação é crescente no Brasil e deve chegar a 800 mil vagas abertas e sem preenchimento até 2025. Apesar disso, a área tem ganhado destaque por proporcionar crescimento profissional, valorização financeira e reconhecimento.
Uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostra que os empregos no setor cresceram 14,4% no ano passado. A média é mais do que o dobro do registrado nacionalmente quando se trata de outras áreas.